Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Monsenhor Manuel Marinho
Porto, Porto, 4150
Portugal

Blog nas ondas do hip hop e da música eletrónica de qualidade. Em Português.

Content

Daily Posts about Underground Instrumental Hip Hop, Contemporary Jazz, R&B, Lo Fi & Electronic music

A TRIBE CALLED QUEST : "WE GOT IT FROM HERE... THANK YOU 4 YOUR SERVICE"

Francisco Espregueira

Esta é a última peça. A sexta e a final. Depois de "People's Instinctive Travels and the Paths of Rhythm", "The Low End Theory", "Midnight Marauders", "Beats, Rhymes and Life" e "The Love Movement":

"We Got It from Here... Thank you 4 Your Service".

A Tribe Called Quest é tão importante para mim que penso, imbuído deste momento final, que conseguiria escrever um livro sobre o quanto mudei a partir do momento em que ouvi pela primeira vez "Electric Relaxation". Nasci em 1992 mas só lá para a segunda metade do anos 2000 é que comecei verdadeiramente a ouvir hip hop. ATCQ já tinham lançado "The Love Movement" em 1998 mas, por sorte, fui introduzido a este género musical por portas que me levaram a eles rapidamente. E a partir daí o hip hop para mim passou a ser indissociável de ATCQ...

Lembro-me do início de "Keep It Moving" com Tip abrir o livro e a distanciar-se de guerras east vs west, dropando um flow que lhes é tão característico... lembro-me de me apaixonar por "Bonita Applebum", lembro-me daquele constante diálogo entre Phife e Tip na "Check The Rhyme", de andar de carro a acelarar com 40 Cº lá fora ao som de "Luck of Lucien", do refrão de "Find A Way", de "Stressed Out" lá em cima no Sótão, de dançar ao som de "Oh My God"...

Ao longo dos últimos dez anos fui associando vários momentos à música destes senhores. E por isso escrevo mais do que o habitual... ficando tanto por dizer ainda. Hoje, passados quase 20 anos desde o último álbum, acordei com a sensação estranha de que poderia sair desiludido. Na verdade não sou muito fã de comebacks e acho sempre que um artista - ou um grupo - quando sai do seu tempo, fica a meio caminho daquilo que era e daquilo que é. Para me consolar pensei no excelente "Black Messiah" de D'Angelo, ele que também se ausentou durante tanto tempo, ele que me foi introduzido por Tip.

Mas houve qualquer coisa na primeira música... chama-se "The Space Program". A faixa começou a tocar com uma urgência de palavras... de calls for action, arrepiando caminho por ali acima até que tocam os acordes de "Electric Relaxation". [blank mind, eyes wide open, heart beats] [blank mind, eyes wide open, heart beats] - 'pfffffff' - liberto extasiado. O ciclo acabara de completar-se poeticamente.

O resto vou ouvindo por aqui, sem parar, atento aos detalhes. Repetindo doses. Viciado. Deixo tudo inteiro para voçês aí em baixo. "We Got It from Here... Thank You 4 Your Service".