Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Monsenhor Manuel Marinho
Porto, Porto, 4150
Portugal

Blog nas ondas do hip hop e da música eletrónica de qualidade. Em Português.

Content

Daily Posts about Underground Instrumental Hip Hop, Contemporary Jazz, R&B, Lo Fi & Electronic music

ÁLBUNS COM PÓ #2 // COMMON - "Like Water for Chocolate"

Francisco Espregueira

Common - Like Water for Chocolate (2000)

Common - 5. The Light

Uma semana depois, andamos 7 anos para a frente e limpamos o pó a um dos álbuns que faz parte de uma restrita colecção dos "Soulquarians", uma colectividade completamente "all-star", formada por vários artistas de renome da cena hip-hop e soul da altura. Os membros deste grupo viriam a se juntar nos vários álbuns de cada um, durante um certo período, fosse para produzir, fosse para tocar um instrumento, fosse dar um back vocal ou mesmo só para dar aquele toque inspirador. Falamos, e atenção pois vão ficar surpreendidos com tanto talento junto, de: 1, J Dilla (Slum Village); 2, Questlove (The Roots); 3, D'Angelo; 4, Erykah Badu; 5, Q-Tip (A Tribe Called Quest); 6, Mos Def; 7, Talib Kweli; 8, Bilal... Chega? Ah! Falta o Common, claro. E não digo mais nada. "All-fucking-star".

Common - 9. The 6th Sense

Entre 99' e 00', o lugar é Electric Lady Studios em Nova Iorque, e Common vai criando "Like Water for Chocolate", enchendo o estúdio com um conteúdo de letras cheias de africanidade, a começar logo na primeira que é um tributo a Fela Kuti. "Time Travellin'". Quem diria, numa era em que a música já ia mudando bastante, que o primeiro sucesso comercial de um artista iria ser um álbum que toca na consciência social? Impossível hoje, 15 anos depois? Muito provavelmente... Há coisas que se perdem.

Common - 11. Nag Champa (Afrodisiac for the World)

Há dois elementos que, quanto a mim, fazem muito daquilo que este álbum é: Questlove, produtor executivo, toma o controlo da bateria e J Dilla produz grande parte do álbum. Estes dois elementos, em fases de completo apogeu em termos de inspiração (Questlove vinha de "Things Fall Apart" e Dilla de "Fantastic Vol. 2"), dão algo que mais ninguém conseguiria dar. A sua individualidade está lá. A tal marca. Aquela que devia ser registada. E D'Angelo é fundamental a dar o toque temático no álbum. Genial, acabadinho ter lançado "Voodoo", um dos melhores álbuns de sempre, 

Common - 12. Thelonious (feat, Slum Village)

Este "Like Water for Chocolate" fica para história. 1h18m que passam a correr...  Tudo está perfeito. A letra, a música, a concepção, os detalhes... Não me cansarei de recomendar o play em qualquer um desses vídeos. Que vos abra o apetite, como abriu a mim. Este toca e eu estou no paraíso.

É muito difícil escolher só quatro. Muito difícil. Aí está a segunda edição dos ÁLBUNS COM PÓ no Sótão!