Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Monsenhor Manuel Marinho
Porto, Porto, 4150
Portugal

Blog nas ondas do hip hop e da música eletrónica de qualidade. Em Português.

Content

Daily Posts about Underground Instrumental Hip Hop, Contemporary Jazz, R&B, Lo Fi & Electronic music

ÁLBUNS COM PÓ #3 // THE ROOTS - "THINGS FALL APART"

Francisco Espregueira

The Roots - Things Fall Apart (1999)

Continuamos no fim da década de 90', para com cuidado, bufarmos o pó que injustamente se acumulou em cima de "Things Fall Apart" dos The Roots. A capa chama a atenção, reflectindo o medo, a violência, a discriminação. O álbum traz lá dentro as histórias, o contexto, as sonoridades e as palavras. No fundo, o movimento de que já falei por aqui. O movimento que faz a música que mais toca neste Sótão. Neste coração. O movimento do rap... do hip hop.

The Roots - 3. The Next Movement feat. DJ Jazzy Jeff & Jazzyfatnastees

 

Situamo-nos outra vez em Nova Iorque... outra vez nos Electric Lady Studios (como "Like Water for Chocolate", da edição anterior). Estamos no fim da década de 90', um novo mundo aproxima-se a passos largos. Talvez por isso tenha um carinho especial por esta fase, para mim a última da música de verdade... a última em que o mérito de um álbum era devidamente reconhecido, devidamente publicitado. Chegava onde tinha que chegar. Hoje já está tudo comido de tal forma que não chega nada a lado nenhum... Os bons estão underground, escondidos. A pornografia musical do mundo de hoje fodeu isto tudo!

The Roots - 5. The Spark

Bem, acendo um cigarro, o disco começa a rodar... a primeira impressão vai para o baixo. Poder. Na bateria o carismático Questlove... consigo imaginá-lo com a cabeça a abanar ritmadamente para o seu lado esquerdo... as palavras de Black Thought a ecoar! "The Next Movement" é a 3ª, forte. Poder, outra vez. "The Spark" faz-me contemplar a vida. "Act Too (The Love of My Life)", com Common, enche de calor as paredes... Com "You Got Me" emociono-me.

E pelo meio dessas temos as palavras, as sonoridades, o contexto e as histórias.

10 em 10. O talento que entra neste álbum deixa-me de boca aberta... Onde nos perdemos? "Things Fall Apart", The Roots.

The Roots - 10. Act Too (The Love Of My Life) feat. Common

The Roots - 15. You Got Me feat. Erykah Badu & Eve