Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Monsenhor Manuel Marinho
Porto, Porto, 4150
Portugal

Blog nas ondas do hip hop e da música eletrónica de qualidade. Em Português.

Content

Daily Posts about Underground Instrumental Hip Hop, Contemporary Jazz, R&B, Lo Fi & Electronic music

THROWBACK #8

Francisco Espregueira

Neste verão acabaram por ser três as vezes em que me pus a vêr o mais recente filme de Richard Linklater, "Everybody Wants Some". A sequela espiritual de "Dazed and Confused" (1993), é realmente um filme cheio de momentos que me divertem, correndo por entre o enredo que é simples mas significante. Uma das cenas que sem dúvida deixa marca é a que Jake, Finn, Roper, Plummer e Dale saem de carro para dar uma volta pelo campus universitário e mirar umas garinas.

O hip hop aparecia em 1980 na forma de "Rapper's Delight" dos Sugar Hill Gang, o primeiro hit do género! Todos já fizemos coisas do género: ir no carro a cantar parvamente em grupo... e talvez seja por isso que o filme tenha ficado tão bom. Identificamo-nos. Ao nível de outra cena de "Dazed and Confused" que fica para a posteridade... Matthew McConaughey, no papel de Wooderson, está simplesmente sublime!

A versão original de "Rapper's Delight" chega aos 15 minutos de música (!), com um sample dourado da "Good Times" dos Chic. Uma faixa lendária, que ficou enraizada na cultura ocidental. Pela mesma altura, seguindo os caminhos abertos pelos Sugar Hill para o hip hop no cenário dos anos 80', os Funky 4+1 fazem a aparição para deixar outra faixa na categoria das lendas. "That's the Joint", originalmente com 9 minutos... e com o sample maravilhoso de "Rescue Me".

"I gotta bang bang the boogie to the boogie"

The Sugar Hill Gang - "Rapper's Delight" (1980)

Funky 4+1 - "That's The Joint" (1980)