Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: PLAYLIST

playlist #61

Francisco Espregueira

Este domingo não poderia ser mais frutífero em termos de música a passar no Sótão.

A primeira da lista #61 merece um destaque. "Fkku" é a última faixa do magnífico álbum "Yes Lawd!" dos NxWorries e diz coisas inacreditáveis...

I hope they come up with a new ass whooping just for you

NxWorries - Fkku

Produzida por Knxwledge, que dá seguimento à lista com "googlekrhome_". Slum Village volta sempre a entrar cá em cima de qualquer forma e "tinder samurai" tem uma letra fantástica. Depois, melodias e melancolias... O sample de "Irene" em "Saudade" que Dillaz reconstrói liricamente, acabando com a voz de Cesária Évora. ✌

playlist #60

Francisco Espregueira

Preparei uma roda eletrónica para curar maus humores no silêncio domingueiro deste Sótão. Acabo por não abrir o computador para escrever e vou caindo nos tons melancólicos de "U". Quando deixa de existir percepção do que é sonho ou real percebo que só tenho que me deixar levar.

playlist #59

Francisco Espregueira

Novidades e novidades. Fiz esta a pensar no Inverno em cidade. Sete faixas para andar pelos pingos da chuva, pelas filas de trânsito e pelas atividades rotineiras como se nada fosse.

A profundidade do hip hop para vos guiar pela semana.

PLAYLIST #58

Francisco Espregueira

In August 1973, the sister of DJ Kool Herc was holding a birthday party for herself in the basement of 1520 Sedgwick Avenue. As Kool Herc was playin' the music on his two-disc turntable, he began to slow the music down, sloooowing the record. People stood up and took notice, and began to ask him to do it again. He did it again. They asked him to do it again. He did it again. He attracted more and more people to his performances, and people began to imitate him. And that was the beginning of hip-hop music. It started in The Bronx.

PLAYLIST #57

Francisco Espregueira

Absorvo o som que toca, necessito dele para estar bem. Penso nisto durante toda a noite de domingo. A primeira, a mais recente novidade da editora londrina Church, chama-se "Eclipses". Garanto que não distingo bem o que se passou nas horas seguintes a tê-la encontrado. Acordei, no entanto, incrivelmente bem. No caderno uma lista de 7 faixas. Preparo-as agora para serem atiradas rumo ao infinito.

Do Sótão para o infinito.

PLAYLIST #56

Francisco Espregueira

"Stop. Forget it. Don't waste your ink. Take time to think. Let the process sink. Don't waste your ink. Yo, just... In and out. Just breathe. In and out. Just breathe. In and out. Just breathe. Relax. Relate. Release."

PLAYLIST #55

Francisco Espregueira

Novidades em formatos de eletrónica! Muita vibração na pista de dança do Sótão com estas 7. Sempre Ross From Friends a surpreender - o remix de "Loose Woods" é primoroso. Antes, também já por ele mixada anteriormente, "A Kind Of Us" abre a lista e a alma para o que se segue. O novíssimo single do mais "soulful" dos turcos, Kerem Akdag, antes de entrar por cenas mais deep que soam melhor a alta velocidade.

Banda sonora de vida urbana. ✌

PLAYLIST #54

Francisco Espregueira

Uma mistura de clássicos Hip Hop - bem guardadinhos por estas gavetas - e novos lançamentos de produtores na mesma onda, mas em modo instrumental. 8 faixas para fazer jus a um domingo de relaxe e boas vibes!

DJ Quik, Mad CJ Mac e Big Pun (com uma versão raríssima, tipo demo, da inolvidável "I'm Still Not A Player") a defenderem a velha guarda. Kevatta, Saib, Harris Cole, Karmawin e IAMNOBODI, cheios de valor para demonstrar, envergam a camisola dos "juniores" nesta #48. De LA até Chicago, de Berlim até Casablanca. Amplitude geográfica no Sótão. ✌

PLAYLIST #53

Francisco Espregueira

Uma longa lista a bater nos 50 minutos de música. Mais ou menos o tempo dos últimos passeios de bicicleta. Ritmos de Deep House concentrados em nomes que se têm afirmado neste contexto nos últimos tempos. Os pós-viagem nunca são fáceis... passeios de bicicleta, música de alto quilate e siga prá frente. A pedalar com estas 8!

PLAYLIST #52

Francisco Espregueira

De volta ao Hip Hop descomprimindo. Só boas vibes. Desde o momento em que a voz corre na "meus olhos", passando por "we gon' sip bacardi like..." e pelos três gigantes Drake, Jay Dee e Sángo. Fechando os olhos em "Loveleen" e esperando pela parte em que Kendrick entra na "Wat's Wrong".

Nota: estava a terminar esta playlist enquanto ouvia umas coisas novas que me chegaram... a expetativa era grande para o som do final do vídeo da "Suede", mas "Lyk Dis" dos NxWorries (projeto do mágico .Paak com Knxwledge) consegue superar qualquer desses prognósticos sonhadores. É a última da lista. Colocada in extremis!

PLAYLIST #51

Francisco Espregueira

A transição para outra semana, desta vez ao som do mais profundo house. Depois de uma playlist que celebra o que está para trás, esta talvez celebre o que está para frente... as sonoridades deste género começam a superar-se neste Sótão!

Como é hábito, esta está nocturna. Brilha no escuro, nos momentos pré-cama de relaxe e reflexão. A beber uma mini e a fumar um cigarro.

ESPECIAL : PLAYLIST #50

Francisco Espregueira

50 faixas. Mais de um ano e meio no Sótão quase todas as noites, umas escritas outras simplesmente acompanhadas de muito boa música. 50 faixas, que recapitulam o que de melhor foi passando por aqui nas ondas do hip hop, do r&b e dos sons tropicais vindos do Brasil. Umas mais pausadas do que outras, umas menos prosadas do que outras. Slowaves, beats, life.

Do Sótão pró infinito...

Chill Hip Hop »» R&B »» Hip Hop Contemporâneo »» Favela Trap. Sempre a crescer na temperatura.

N' O SÓTÃO: NOTAS DE SAMBA

Francisco Espregueira

Slowaves, beats, life.

De regresso ao Sótão mais de um mês depois. Sem acesso a redes, fui ouvindo arquivos e arquivos de música guardados no meu clássico iPod, sempre presente e fiel a todos os passos que dou. Esteja onde estiver.

Chegado e tropicalizado. Descruzado pela mentalidade de viagem agora regressada à vida normal. Felizmente tenho este Sótão para subir e saborear um mês de Agosto que já passou. Na companhia da música mais caraterística que se ouve por aqui, convido-vos a sentarem e a chilarem comigo. Aí está Hip Hop com ondas quentes.

Convido também o tempo a parar. Do Sótão pró infinito.

PLAYLIST #49

Francisco Espregueira

A última playlist antes me meter num avião rumo aos trópicos envolve todo um chill caraterístico do Sótão onde me encontro. De olhos postos no mar.

Ross From Friends é um dos nomes que sigo mais atentamente e abre a #49. "Let's Funk This Motherfucker" roda aqui logo de seguida... porque é que a não ouço mais vezes? Alta onda! Vozes quentes enchem "Never Stop". "Ca C Pas Ko Lé Pas Fo" é fodido de dizer mas é nome de grande faixa! "Lighter Mornings" precede as duas mais puxadas pa cima, na parte da disposição declaradamente boa desta lista. O mestre Omar S, termina-a com "On Your Way" e talvez me faça sair em busca de pistas de danças. Ao domingo não vou ter sorte, mas fico-me pelo carro.

Venham os trópicos e uma #50 muito especial!

PLAYLIST #48

Francisco Espregueira

Ontem sai da baixa do meu Porto e andei, enquanto amanhecia, pela beira rio até chegar a uma boleia improvável. Ria-me às gargalhadas! Momento raro! Os cântigos entoados noite fora resultaram numa rouquidão deliciosa. Agora é viver o verão com todas aquelas imagens a passarem pelo olho da mente em modo nostálgico...

A lista, como sempre, mete o que ouvi esta semana. A primeira podia ser a banda sonora dessa caminhada enebriada, das gargalhadas em camara lenta de um louco que pôde, por uma noite, sê-lo sem reservas. Play.

PLAYLIST #47

Francisco Espregueira

A lista 47 sai atrasada e senão fosse a possibilidade de subir ao Sótão por umas horas estas 7 ficariam perdidas nos ficheiros que guardo e que carrego comigo, vá para onde for. Isso não podia acontecer ?. Não a estas 7.

PLAYLIST #46

Francisco Espregueira

Sem tempo absolutamente nenhum para escritas! Esta semana foi copos, livros e música! Não necessariamente por esta ordem...

A #46 é composta por sons de fins de tarde solarengos. Levam-me da mini gelada até à caipirinha, num pré-noite perfeito!

PLAYLIST #45

Francisco Espregueira

Ouvir Hip Hop baixinho no meu quarto sou eu! Os ritmos, o bass e as palavras. Sejam elas edificantes ou não. As melodias... tudo isto preenche-me. Aqui tenho os meus livros, as minhas gavetas, os meus blocos de notas, os meus candeeiros, a minha cama, as minhas colunas e as minhas plantas. Tudo é meu.

... mas sem o meu som a tocar seria tudo de outro tipo qualquer. ✌

PLAYLIST #44

Francisco Espregueira

Esta #44 é feita na minha mota. Capacete aberto, só porque não posso andar sem ele. Os headphones bem colocados, só porque ninguém repara nesta ilegalidade. E os óculos escuros, só porque sim. O tempo de fim-de-semana já foi embora mas fico com estas faixas e um tom de pele mais escuro. Olho-me no espelho. Para o meu cabelo que está comprido e para a minha barba que foi ficando loira. Olho para minha playlist e olho para trás no tempo. O que aconteceu nos últimos anos? Não interessa. Estou aqui. Assim. E muito bem.

Velocidade pouco moderada na marginal. Estou na #44.

PLAYLIST #43

Francisco Espregueira

A #43 começa com o novo single retirado de "99.9%", que após duas semanas continua a ser o meu atalho preferido quando não consigo decidir o que ouvir. "Lite Spots" é fogo posto nos meus dias!

KAYTRANADA - "Lite Spots" de "99.9%"

As 7 do costume aqui em baixo... Abro aberto mas fecho fechado. Da luz para o escuro criado por candeeiros a apontar para baixo. Highlight para o remix de "Fruitful" que mete dois boss's que já falei por aqui: Ivan Ave e Juju Rogers! Ainda, a nova de IAMNOBODI e a voz de Billie Holiday em "Eleanora", que fecha em beleza mais uma lista.

Aberto com "Take it Easy My Brother Charlie" de Jorge Ben Jor no início. Play!