Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: Electronic

SORCERESS - TEACUPS

Francisco Espregueira

De terras Neo-Zelandesas chegou-me Sorceress. Um coletivo de quatro que põe as cenas a vibrar em frequências perfeitas para o Sótão. E do Sótão e para a mota e da mota para a bicicleta. E de volta ao Sótão para dar a conhecer esta faixa eletrónica de batidas lentas e repletas de soul. Uma mistura de Fat Freddy's Drop, Electric Wire Hustle com a queen Erykah Badu.

Os Chaos In The CBD, um duo também dos antípodas de Portugal, leva-me até ao paraíso nesta última noite de verão com a reintrepretação que faz de "Teacups". 20 e tal graus e aquela brisa que não engana... uma noite generosa. A meia luz ouve-se melhor.

Sorceress - "Teacups"

Sorceress - "Teacups" (Chaos In The CBD Paradise Mix)

SCISSORWORK

Francisco Espregueira

Estalei os dedos quando "urges" entrou com todas as suas particularidades no minuto 1:34. Desde aí fui absorvendo outras para vir aqui escrever sobre scissorwork. Produtor britânico baseado em Bristol, que foi demasiado simpático ao pedir-me para retirar um vídeo entretanto postado por mim no Youtube. Isto porque estará aí a chegar um EP e estes diamantes estão por lapidar - entenda-se, ainda não estão masterizados. Acabou por me enviar faixas que poderão aparecer nesse EP... um privilégio desmerecido por mim.

Colei durante dois dias na "urges", mais dois na "sympathy" e agora é a vez de "except". Entretanto fui ouvindo outras faixas ainda não lançadas e que obviamente não vou revelar! Deixo as que estão a rodar no soundcloud... muito elogiadas na secção dos comentários por nomes já conhecidos da cena do deep house do momento. Bom pretexto para quem vibra nestas rodagens!

E como o baixo a serpentear pelo meio da percurssão esquivo-me para fora de casa... vou pegar na bicla e ir ao céu com scissorwork. Play para curtir muito ✌

GHETTOHOUSEDRUMMACHINE

Francisco Espregueira

Primeiro, play. "saudade".

Apresento ghettohousedrummachine - nome completo. Baseado em Eindhoven, este tipo passou a prioridade máxima no Sótão. Por aí circulam umas 4 músicas, todas elas quota parte destes meus dias. Mas "saudade" é panca... é tara. Em conversa via chat com o autor, falamos sobre o significado do nome da faixa.

Depois de já haver um vídeo criado para a música por um dos canais de nomeada da cena eletrónica (UKFunky), o autor da faixa teve dúvidas em lançá-la para o mundo. Ficou tudo em standby, portanto... difícil quando já tens alguém que te fez um vídeo. Por esta altura o nome atribuído era aquele que se apresenta ainda na URL correspondente à musica no soundcloud: "back in the day".

É também por essa altura, curioso de uns pedaços da banda sonora do premiado filme "La vie d'Adele", que o produtor holandês acabou por se encantar pelo sentimento de uma música da banda Love And Rockets, chamada ela própria "Saudade". A palavra "saudade" tem o seu misticismo como sabemos... uma ambiguidade que pode ser interpretada de várias formas diferentes por pessoas diferentes. E esse alcance de sentimentos distintos que cada pessoa pode tirar da faixa fez com que o nome "saudade" se tornasse num título verdadeiramente bom para estes 3 minutos e 52 segundos de magia.

ghettohousedrummachine - "saudade"

Felizmente para este Sótão, ghettohousedrummachine acabou por libertar esta "saudade", que por si só cria dentro destas quatro paredes um ambiente que convida a memórias e a pequenos fragmentos de feelings passados. Daqueles que revivemos instantaneamente antes de nos desaparecerem por entre os dedos.

Aí em baixo as outras três faixas, merecedoras todas elas de muitas palavras como "saudade". Mas como sou um gajo de pancas, empanquei mais nesta... Sem grandes planos para lançamentos futuros, certamente que quando houver mais ghettohousedrummachine será também mais um bom dia aqui no Sótão.

Play, outra vez.

ROSS FROM FRIENDS

Francisco Espregueira

Um tipo monstruosamente talentoso chega vindo de Londres. Na Playlist #44 já tinha postado "Talk To Me, You'll Understand" mas hoje o dia é dele! Subi ao Sótão e mando daqui ao infinito, aquilo que tenho ouvido. Com um novo EP aí ao virar da esquina ("You'll Understand" disponível a 17/06), ponho a imaginação a funcionar.

Fico numa noite que vai acabando com um sentimento de vitória. A expectativa investida compensou e sinto-me herói. Conduzo de janela aberta rumo ao Sótão. A claridade progressiva no horizonte e Ross From Friends. As cruas "Reebok" drums... a asperidade das batidas misturadas com sons e tempos de onda máxima! Acelero e sinto a vertigem na barriga....

Do Sótão pró infinito!

PS: Sim. O nome é referente à personagem interpretada por David Schwimmer em "Friends". Lembro-me que Ross era um gajo com imensas pancas... uma delas a composição de música num teclado miserável usando sons de animais. pfff....

SANSAI

Francisco Espregueira

Na senda das brisas quentes! Tropicalidade evidente nestas três faixas que vos deixo... a sonoridade faveleira está de volta ao Sótão. São três, também, os parceiros que compõem Sansai, que nos últimos tempos tem rodado por aqui nas alturas certas...

Há umas semanas deparei-me com "diferente" e colei. Sempre aquele cutu txa txa que me balanceia de um lado para o outro, sempre aquela letra puxadinha que só sairá da minha boca nas alturas certas...

Sansai - "diferente"

Mas há mais: "ralo//prensando carioca" abusará dos púdicos ouvidos que andam por aí. "Me desculpa", mas aqui no Sótão roda disto. Como disse antes: nos momentos certos. Já "bueiro" é um ouro desta minha vida, que me vicia e me faz carregar no play para a ouvir obstinadamente, em repetição. Como um louco a perder o controlo... .

CALYPSO ROSE - CALYPSO QUEEN (MO LAUDI REMIX)

Francisco Espregueira

Fui ao portátil de manhã, altura para fazer a minha ronda pelos sites que me fornecem mais música. A lista não é pequena, mas hoje fiquei-me pelo primeiro. A viagem marcada para zonas tropicais faz me sentir estes sons de maneira diferente... Pesquisei o original da tobaguenha Rose, e percebi que o remix estava fiel ao original. Importante, sempre! Dá-lhe, no entanto, a habilidade de me fazer pedir qualquer coisa que meta rum e de me fazer encaminhar para a pista de dança, ajeitando a minha camisa que já ficou aberta.

Calypso Rose - "Calypso Queen"

O sul-africano Mo Laudi, pioneiro do afro-electro dos anos 2000, reinventa o single do novo álbum de Rose, mãe de todas as flores. Programado o lançamento do álbum "Far From Home" para 27 de Maio, esta senhora caribenha, dos seus 60 anos, chama a atenção do mundo da música.

 

Prevê-se algo de especial e influenciador. De entre as colaborações contam-se entre outros, Manu Chao, Amadou & Mariam e Metronomy. "Mas o que é que vem lá?", pergunto eu! Para já, o remix está no ponto! Brisas quentes neste Sótão...

KAYTRANADA : "99.9%"

Francisco Espregueira

Chegou. Vamos KAYTRATUDO nisto!

Enquanto escrevo chega-me aos ouvidos o novo álbum do produtor do momento! Já tinha ficado com água na boca com "Glowed Up" em colaboração com "Rei" .Paak, mas agora é momento de ir-me sentar no Sótão... deito-me mais tarde que se f***! Com calminha, ainda vou ouvir tudo enquanto escrevo. Uma Super Bock, tabaco, sento-me... por pouco tempo. "Track Uno" vai-me tirando do cadeirão.

KAYTRANADA - "Glowed Up" (feat. Anderson .Paak)

Ao mesmo tempo vou lendo umas cenas sobre o que teve por trás do álbum, descobrindo que o gajo andou aí desesperado para acabá-lo. Noite toda a produzir, dia todo a dormir, ciclos manhosos. Tudo com base num background depressivo, dificil de reverter. Fodasse... pela sua música pensava que Kay era um tipo todo "lá pa cima". As cenas dele são capazes de virar qulaquer pista de dança ao contrário! Mas realmente agora toca a "Bus Ride" e sento-me de novo. Grande faixa, grande vibe. Calma. Vou ouvir tudo.

Cheerful and Utopian
— A intenção de Kay com "99,9%"

Continuo por "Got It Good" e "Together" e começa a formar-se algo muito consistente. Ritmo insaciável que me leva pela Disco, Soul R&B e Hip Hop. Bounce! Insaciável. E colaborações? Já falei de .Paak. Mas Craig David, AlunaGeorge, GoldLink, River Tiber, Vic Mensa, BADBADNOTGOOD, Phonte, Shay Lia, Little Dragon, Syd tha Kid... é demasiado. Abusadíssimo!

"One Too Many" = festa; "Despite the Weather" é a minha cena... flow... onda; um interlúdio antes de "Glowed Up" e de "You're the One" com Syd no vocal a pedir o passo de dança; eu contigo baby; "Vivid Dreams" confunde-se com a anterior...

Leio as palavras: cheerful and utopian. Sem tirar nem pôr. Músicas nostálgicas sobre dança. E "Leave Me Alone", já muito conhecida, é exactamente isso. A nostalgia de dança... com a batida pesadona a rebentar. Sexy. A 15ª, e última, está na linha... balas disparadas contra mim, impotente face à masterpiece que isto está. "Bullets" significa terminar em beleza.

"99.9%" está tudo para mim. Está tudo para o meu Sótão. KAYTRATUDO em 59m:08s. Cortesia da fábrica de magia: XL Recording.

PS: infelizmente o álbum ainda não está por aí na web para meter aqui tudo. Fico com a missão séria de atualizar este post e de deixar outras nas playlists.

EDIT: Aqui fica a página do Spotify! Viciado na 11 e 12...

KRYONE

Francisco Espregueira

Meia-noite no Sótão. A altura certa para ligar as colunas baixinho. O nível de bass mais elevado do que o normal. Um candeeiro e um cigarro acesos. Ambiente de relaxe, semi-deitado numa cadeira velha, só porque tudo aqui é velho. Bem... tudo não.

Os ritmos do Baile Funk estão de volta às colunas, trazendo consigo a tropicalidade com que sonho diariamente. Desta vez de toque e de feitio suave para tornar todo este momento perfeito.

Slowaves, beats, life.

Kryone é um tipo mexicano que tem sido divinal a enquadrar a loucura vinda das favelas brasileiras nas suas produções. As suas cenas soam a sensual, a profundo e a atmosférico. Pouca luz e fumo. Algo de misterioso. A playlist não foge dessa onda. A tropicalidade imperará sempre no Sótão, hoje viajando ao comando de Kryone para sítios quentes, onde me passearei calmamente de câmera na mão.

Pronta a disparar.

Do Sótão pró infinito.

PLAYLIST #35

Francisco Espregueira

Nas ondas da electrónica e nos miradouros de Lisboa. O fim-de-semana solitário recompensou-me com boa música e o espírito certinho para a poder apreciar. Máquina fotográfica em punho, isolado pelos meus headphones, pausando a vida. Solo.

PLAYLIST #32

Francisco Espregueira

Ando ocupado em livros, metros, autocarros mas sempre com os headphones a isolar-me, qual anti-social... A música não deixa de tocar e a #32 está perfeita. Sete balanceadas no Neo Soul (Aaron Taylor, é nome para relembrar!) , na Electrónica, no Hip Hop do Sótão. A quarta é uma beleza... estava aqui ouvir aquilo que vou publicar, né? É mesmo muito porreira, vou continuar pela quinta, pela sexta até à perfeição da sétima.

Do Sótão pró infinito...

HARVEY SUTHERLAND

Francisco Espregueira

Emergindo a partir de Melbourne temos Harvey Sutherland, mestre a decorar as batidas mecanizadas, dirigidas para a pista de dança, com a analogia do seu sintetizador. Um House que me chega com suavidade... com muita onda! Prestes a fazer a sua primeira aparência no palco global da Boiler Room, o Sótão não poderia de apontar um dos poucos candeeiros que tem para as magníficas produções do australiano.

"Nexus", a sua primeira cassete é uma pequena viagem pelo mundo do boogie em modo lo-fi repleto de melodias "sintetizadas" e talentosas de Sutherland. Esta compilação acabou por servir de aperitivo para o EP seguinte - dentro do aclamado "Brothers" encontramos "Bamboo" que já vai tomando contornos de cult hit para os aficionados da música de dança. O preview de "Bermuda", também na playlist, é um excelente convite a pegar no homónimo lançamento deste ano do australiano. É só deixar tocar...

Com a sua música a ser partilhada e apreciada globalmente, o Sótão não é excepção e toma rumo ao infinito passando pelas pistas de dança. A primeira é "Bamboo" e é viciante... cuidado!

KEREM AKDAG

Francisco Espregueira

"Turkey's most soulful". É assim que se descreve Kerem Akdag, o menino que se juntou há uns meses à colectividade singapuriana Darker Than Wax, que vai construindo a sua influência no globo da música eletrónica. Vim a conhecer o pródigo filho da música de pista Turca através de um dos meus, agora, favoritos sons de hip hop fora do eixo US-UK - "Masal" de F.A. é produzido por Kerem e é a última da playlist!

Tudo o que tem lançado vai passando aqui no Sótão e já chega de não falar sobre o rapaz... tinha que escrever sobre ele ? Posso garantir que Kerem Akdag é qualidade e tanto chega a ti que gostas de eletrónica, a ti que curtes hip-hop e... a ti que estás aqui porque queres boa música.

O "Turco" está a transformar-se num dos nomes do momento... multi-facetado, saltando com leveza das frequências do funk, do hip-hop para as do house e bass-related!

PLAYLIST #25

Francisco Espregueira

Ko Pha Ngan, Tailândia

A #25 tem 7. 7 "daquelas". Música eletrónica do melhor que se ouve por aí... Presença francesa evidente na influência Daft Punk no novo hit dos L' Imperatrice -  "Agitations Tropicales", seguida de Caius com "Stay With Me". Depois passamos do pré-party e dos copos de entrada, para coisas mais deep. Novidades e novidades. O Sótão a pisar os terrenos da música de pista... e muito bem, modéstia à parte.

Uma playlist que vale milhões meus caros. Pró infinito, 7 é perfeição.

"House Music Will Never Die"

PLAYLIST #20

Francisco Espregueira

Luang Prabang, Laos

Não sou um gajo invejoso... Novas descobertas, aqui partlihadas com voçês. Resultado do simples acto de sentar e ouvir. Já não se faz isso muitas vezes. Gostamos da música como personagem secundário na nossa vida. Aqui ela tem papel principal!

As minis, no frigorifico.

PLAYLIST #13

Francisco Espregueira

Hoi An, Vietnam

Treze ou treuze?

Depois de algum tempo volto a olhar para as prateleiras onde guardo as jam's de musica electrónica. Está calor, por isso, podemos por a tocar e sentar-nos no telhado do Sótão com uma cerveja gelada, a contemplar a boa vida que o calor nos trás.

 

Muita boa música, acreditem! Top mesmo, não brinco! Não? É no play brothers and sisters...

Boa Semana pessoal!

STAVROZ

Francisco Espregueira

De Gent para o Sótão. Stavroz, grupo de onda electrónica Belga, "matou-me" o passado verão com uma música do primeiro EP, lançado através de uma das minhas plataformas preferidas, "Délicieuse Musique" aí em 2013. Engraçado, porque a ouvi vezes sem conta antes... mas quando o contexto bate certo, por vezes, uma música que, por si só, já é boa atinge outros níveis. Falo de "The Finishing", 8 minutos e 4 segundos CE-LES-TI-AIS! Apesar de serem Belgas, quando ouço, sinto-me aquilo que sou... Latino. O fim de tarde até à última ponta de sol, até à última gota desse vino. E isto toca. E eu volto a dizer: CE-LES-TI-AL. "The Ginning", toca a seguir e é arraso...

Eles não são mas eu, apesar de ser do norte do meu país, com muito orgulho, sou e serei sempre do sul.

Mas o motivo inicial para vir aqui falar destes gajos, é o seu recente lançamento: "Silent Spring" EP. Ainda não entra nas colunas do Sótão com o significado com que as que acabei de referir entram. É todo um processo em crescimento. É novo... aí para ser apreciado. Estou lentamente a ficar viciado... As produções são longas e detalhadas, merecem atenção... nada é feito ao acaso. Tudo tem uma razão.  A construção para o minuto 3:54 de "A Great Day to Fly A Kite" é mágica.... a música começa a abrir e damos por nós a perdermo-nos dentro dela.

Sem mais nada a acrescentar. É no play. Ouçam por voçês próprios.

PLAYLIST #9

Francisco Espregueira

A nº 4 da Playlist desta semana vem do antecipadissímo  álbum dos Tuxedo (Mayer Hawthorne + Jake One) - The Right Time! Mixada por Kaytranada. A novidade de hoje, fresca e sem prazo de validade.

Playlist #9 está live! 6 Músicas como o habitual, de volta, desta vez à eletrónica, daquela cheia de soul...

Pode-se dizer que está aqui uma Soulful mix não é? Mandar esta primavera com o c****** e esperar ansiosamente pelo bom tempo. Estas 6 ajudam.

Do Sótão pró infinito!